Entrevista a Joaquim Santos Pinho
Uma voz da esquerda realmente socialista parece-nos imprescindível
O Bloco de Esquerda (BE) apresentou Joaquim Santos Pinho como seu candidato à Câmara Municipal de Felgueiras nas próximas eleições autárquicas.
Em entrevista à Voz de Felgueiras, Santos Pinho refere que aceitou o desafio de se candidatar pela ideia de ajudar a população a resolver os problemas mais prementes.
A falta de infra-estruturas generalizadas que cubram todo o concelho, como o saneamento básico, o abastecimento de água ao domicílio, as acessibilidades, a mobilidade, são questões que na opinião do candidato do BE geram mal-estar entre as pessoas e que tardam em resolver-se.
Eleger membros para as Assembleias de freguesia, Assembleia Municipal, bem como para a Câmara Municipal são os objectivos desta candidatura do BE que, nas palavras de Santos Pinho, no actual contexto político uma voz da esquerda realmente socialista parece-nos imprescindível.
O candidato do BE caracterizou Felgueiras como um concelho onde é gritante a falta de um planeamento adequado às suas necessidades. É uma terra onde se produz muita riqueza mas onde a redistribuição dessa riqueza é muito desigual afirmou.
A Voz de Felgueiras (VF) Até há relativamente pouco tempo não era conhecido o seu envolvimento na política activa, o que o levou a encetar esta candidatura à Câmara Municipal de Felgueiras, pelo Bloco de Esquerda?
Joaquim Santos Pinho (JSP) Aceitei o desafio que me foi proposto pois a ideia de ajudar a população a resolver os seus problemas mais prementes é para mim um projecto aliciante. A falta de infra-estruturas generalizadas que cubram todo o concelho, como por exemplo, o saneamento básico, o abastecimento de água ao domicílio, as acessibilidades, a mobilidade, são problemas que tardam em resolver-se e que geram mal-estar entre as pessoas. No actual contexto político uma voz da esquerda realmente socialista parece-nos imprescindível, daí a razão de existência desta candidatura. O Bloco de Esquerda tem uma nova postura na política portuguesa que marca a diferença na acção. Apresenta uma nova visão de resolução dos problemas a participação activa e empenhada dos cidadãos. Neste sentido propomo-nos contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações particularmente no que diz respeito à distribuição equitativa da riqueza, ao acesso ao emprego, à educação, à cultura, à saúde, à preservação do ambiente.
VF Nas eleições legislativas o BE aumentou significativamente o número de votos. Acredita que o mesmo irá acontecer neste acto eleitoral, visto que é a primeira vez que o partido concorre à Câmara Municipal de Felgueiras?
JSP Acredito. E acredito, também, que o eleitorado está receptivo às nossas propostas. Sou um homem de princípios e aceitei este projecto porque é um projecto colectivo que tenta responder aos legítimos anseios das pessoas. Queremos que as pessoas tenham uma influência decisiva e activa na resolução dos seus problemas.
VF Qual o objectivo para as autárquicas de 2005?
JSP O Bloco de Esquerda quer divulgar e fazer passar as suas mensagens que são, em nosso entendimento, propostas sérias e honestas e que visam o bem-estar dos cidadãos. Os nossos objectivos nestas eleições são claramente eleger membros para as Assembleias de freguesia, para a Assembleia Municipal, bem como para a Câmara Municipal.
VF Conquistar o eleitorado da CDU é um dos objectivos desta campanha?
JSP O Bloco apresenta-se ao eleitorado com todas as suas potencialidades tentando mobilizar todos os descontentes com o actual estado da situação e todos aqueles que não se revêem nas respostas dos partidos tradicionais. Não temos a obsessão de tirar o eleitorado a ninguém, nem ao partido A nem ao partido B. O Bloco tem um discurso e uma prática diferente, inovadora e mais apelativa. Procuramos todos os que querem a mudança de facto, independentemente dos partidos em quem tenham votado anteriormente.
VF Como é composta a lista que o acompanha?
JSP É constituída por gente jovem, dinâmica, muito empenhada e que tem agora a oportunidade de mostrar o seu valor. É uma lista com muitas mulheres e muita juventude nos primeiros lugares. As listas ainda estão a ser constituídas e como tal ainda poderão ser objecto de uma ou outra alteração pelo que em tempo oportuno serão divulgadas.
VF O manifesto eleitoral já está definido? Quais são as bases do seu projecto eleitoral?
JSP Nas suas linhas mestras está. Contudo, estamos ainda em pleno processo de levantamento das reais necessidades das freguesias pelo que pode sofrer aperfeiçoamentos. Divulgá-lo-emos mais próximo das eleições até para não perder o impacto.
VF Quais serão as prioridades para o concelho?
JSP Para além das preocupações com a saúde, o emprego e a educação, salientamos: concluir o abastecimento de água ao domicílio e o saneamento básico em todo o concelho de Felgueiras. Apostar nas acessibilidades e na mobilidade no concelho. Descentralizar o poder administrativo atribuindo mais recursos e mais competências às juntas de freguesia. Fomentar o investimento produtivo industrial, com a atracção e a diversificação do tecido económico do concelho. Combater o desemprego, a exclusão social e as situações de carência, promovendo a sustentabilidade do emprego através da aposta na diversificação do tecido empresarial e na formação profissional. Reconversão e formação de mão-de-obra para outras actividades económicas. Proceder à reconversão industrial tendo em atenção as tecnologias mais inovadoras. Modernizar todos os sectores das actividades económicas. Promover o desenvolvimento sustentado, particularmente na preservação dos recursos naturais como a água, a floresta. Incrementar as actividades culturais, desportivas e recreativas.
VF Qual a análise que faz do concelho de Felgueiras?
JSP Felgueiras é um concelho onde é gritante a falta de um planeamento adequado às suas necessidades. É uma terra onde se produz muita riqueza mas onde a redistribuição dessa riqueza é muito desigual. Donde resulta que a nível social há cada vez mais carências. Um planeamento rigoroso permitirá não só corrigir os erros entretanto cometidos como um desenvolvimento sustentável. O planeamento permite: limitar os excessos de permissividade, corrigir desigualdades na distribuição dos rendimentos, gerir os «bens públicos» como o ar puro, a água e o espaço, gerir o aumento da população, prever o desemprego. Neste sentido não podemos esquecer que planear é, sobretudo, gerir recursos.
VF Têm efectuado visitas às freguesias? Quais as principais preocupações que ausculta por parte das populações?
JSP As preocupações das populações são aquelas que o nosso manifesto eleitoral tenta reflectir: falta de acessibilidades, rede de água, esgotos, promessas não cumpridas, incertezas quanto ao futuro, preocupação pelas crianças, pelos idosos. Enfim, toda uma panóplia de preocupações sociais que, as dificuldades económicas crescentes aliadas ao desemprego, não auguram nada de bom.
VF Quais os objectivos que estão definidos para as freguesias?
JSP Queremos que, nas freguesias, as pessoas tomem nas suas mãos a resolução dos seus problemas quotidianos. Que participem e dinamizem as assembleias de freguesia pois é aí que deverão decidir aquilo que pretendem. Defendemos a política de proximidade quer entre eleitores e eleitos quer entre juntas de freguesia e câmara municipal.
VF As candidaturas dos outros partidos políticos e não só, já são conhecidas. Que comentário lhes faz?
JSP Não quero comentar as candidaturas dos outros partidos. Penso que cada qual faz as candidaturas que bem entende com as pessoas que quer ou com aquelas que pode.
VF Recentemente teve início um movimento para recolha de assinaturas de apoio à candidatura de Fátima Felgueiras à Câmara. Acredita que esta candidatura possa, de alguma forma, vir a alterar este combate político?
JSP Vamos esperar para ver. Repercussão terá sempre. A consumar-se tal candidatura a nota a registar parece-me ser o facto do partido socialista, não tendo nenhum candidato próprio, surgir ao eleitorado com dois candidatos independentes numa guerra mais ou menos fratricida, de contornos pouco claros, defendendo interesses nunca esclarecidos. Como se tudo isto fosse pouco acresce o problema da fuga à justiça que tem também uma leitura política: à mulher de César não basta ser séria Tem também de parecer. Parece-me ser mais uma candidatura de interesses pessoais e ajuste de contas do que uma candidatura de serviço público.
VF Desde o 25 de Abril, que Felgueiras é governada pelo poder socialista. Sente, por parte da população, que Outubro será o marco da mudança?
JSP Penso que sim. Há um descontentamento generalizado pelo estado político a que o nosso concelho chegou. A alternância política será sempre saudável. No entanto o povo além de soberano é sabedor e fará as escolhas que melhor lhe aprouver.
Felgueiras
Artes
Recursos História e História da Arte
Educação
Currículo nacional e programas
Língua Portuguesa Ferramentas
Conversor do Acordo Ortográfico
Dicionarios de Español, Inglés, Francés y Portugués
Dicionário Língua Portuguesa 2009
Agenda Portugal
Links úteis
Rádio
Política
Jornais
Religião
Bancos
Música
Música Popular e Tradicional Portuguesa
Redes de Metropolitano
Seguros
Identificação de Seguros [pela matricula de um carro]
Diversos