«TER PÁTRIA NÃO É NASCER NUM CERTO SÍTIO, É TER DE COMER, TER CASA, ESCOLA, ASSISTÊNCIA MÉDICA». Av. Dr. Magalhães Lemos. Edifício Impacto, Bloco 21. befelgueiras@gmail.com Telemóvel 917684030
Musgo
O presépio sempre foi, lá em casa, o grande consumidor de musgo.
Os montes da Pedreira e da Stª Maria revelavam-se pequenos para as mãozitas ávidas dos apanhadores de musgo. Muitas vezes já quase acabados, os presépios, refaziam-se de novo só por que olhos mais perspicazes vislumbravam musgos mais verdes, mais altos, mais fofos e mais verdejantes. E nem novas caminhadas até à serração do Regadio em busca do serrim que haveria de marcar os caminhos e atalhos que levam a Belém demoviam os mais renitentes.
Desde que terminavam as aulas que a malta em festa percorria os montes em busca do musgo a que as laranjas do quintal do Cerieiro [depois de escavadas e nelas introduzidas pequenas velas] se encarregarão de dar luz especial na noite de Natal. A mesma luz que ilumina o trilho do moinho ou a lavadeira que fora de horas aproveita para actualizar-se sobre as novidades com os pastores passantes.
Bem feito, dizia o Tono na sua inocência dos oito anos, essa lavadeira que olha para todo o lado menos para o que está a fazer. Não tenho pena que se tenha partido metade do lavadouro, ela também está com a cabeça sempre virada para o outro lado. Sorriu o Zé, a quem a maturidade dos dez, mostrava serem poucas as peças para para tanto musgo, tanto monte e tanto vale. Partida a lavadeira e já colocado o pastor com o cordeiro aos ombros no cimo de um dos morros restavam as ovelhas de três nações distintas para ajudar a moldar a forma que o serrim tentava desesperadamente imprimir no vetusto musgo.
É prodigiosa a natureza quando quer reduzir o homem à sua condição de efémero mortal!
E agora a parte nobre.
Os três reis magos [que na realidade são seis, porque montados vão três e outros tantos apeados] a quem nem a cabeça de um camelo duplamente colada [porque duas vezes, em diferentes sítios, partida] retira a pomposa dignidade. Pobres são os pastores mais a família do nascituro.
Nossa Senhora primeiro queriam ambos os petizes, pois que Aquela era a única mãe que, agora, possuíam. Seja. Primeiro Nossa Senhora depois S. José e o Menino e que para o afago não faltem a vaca e o burrinho. Que lindo está o nosso presépio!
Cordeiros vão ovelhas vêm, e as laranjas [do cerieiro] iluminadas são mais bonitas que a estrela que guia os Magos. São a parte tangível que a infância reivindica do seu Natal.
Vilar, 25 de Dezembro de 2005
J. Pinho in «O Activo», nº 286, Dezembro de 2005
De Anónimo a 29 de Dezembro de 2005 às 20:34
Demasiado triste o conto...
</a>
(mailto:)
De Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 15:24
.
UNIVERSIDADES versus ESCOLAS TÉCNICO PROFISSIONAIS com ACESSO À UNIVERSIDADE.
Dos ALUNOS DO SECUNDÁRIO QUE VALEM A PENA, cinquenta por cento (50%) deles NÃO CHEGA AO ENSINO SUPERIOR (total desperdício de Capacidades, de Conhecimentos e de Dinheiro).
Dos ALUNOS QUE ENTRAM nas Universidade e Politécnicos (Públicas ou Privadas) CINQUENTA POR CENTO (50%) NÃO CHEGA A ACABAR O CURSO !!?!!?!?!!??!!??!!??!!????!!!!???!!??; (Crime Económico muito mais grave que a Fuga aos Impostos)
Um CURSO de CINCO (5) ANOS é feito, em MÉDIA, em OITO (8) ou NOVE (9) anos!!!?!!?!!! Nota: São quatrocentos mil (400.000) alunos;
Dos Cinquenta por cento (50%) que TERMINAM O CURSO:
1) Setenta por cento (70%) tira-o a COPIAR!!?!!?. Senão CHUMBAVAM também (seria 85% que não acabaria o Curso !!?!??!?!?!) e Profissionalmente serão uma mer.da e medricas e inseguros. E precisarão de trabalhar 16h por dia (perguntem aos Licenciados. Doutores e Engenheiros.) para produzir quatro (4) horas de riqueza;
2) Só DOIS POR CENTO (2%) !!!?!!?!! é que - IRIAM - CRIAR RIQUEZA (Empresas) ao País MAS
PIRAM-SE para o Estrangeiro.
3) Os outros 48% - em especial nas ESCOLAS - vão consumir a riqueza criada/gerada/construída pelos que não chegam à Universidade. Sejam eles ´Pagadores-de-Impostos´ sejam eles ´Fugidores-aos-Impostos´.
NOTA: As Escolas SECUNDÁRIAS não têm culpa nenhuma, nenhuma, nenhuma! Ora perguntem aos Reitores das Universidades e aos Presidentes dos Institutos Politécnicos!
iH Pá! OUTRA PROVA em 21.12.2005.: Mas mesmo no ensino secundário -
-, registou-se uma QUEBRA MUITO SIGNIFICATIVA de ALUNOS.
Já o número de PROFESSORES tem CRESCIDO
, MAIS VINTE E DOIS MIL (22.000) do que em 1995/1996. In http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1242507)
CONCLUSÃO SIMPLES:
Fechem TODAS as Universidades e Institutos Politécnicos durante CINCO ANOS e ABRAM Escolas Técnico Profissionais COM ACESSO À UNIVERSIDADE.;
E/OU ENTÃO,
nos Institutos Politécnicos Públicos e nas Universidades Públicas AUMENTEM AS PROPINAS, anualmente, para: CINCO (5) VEZES o SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL (Prova dos Nove contra os Aldrabões e Aldrabonas: http://jn.sapo.pt/2004/08/22/sociedade/ha_portugal_cultura_facilitismo.html).
PS: Paralelamente, coloquem CÂMARAS DE FILMAR NAS SALAS de Aula da Escola Primária e nas Salas de Aula do 2º Ciclo (o 5º e o 6º anos)
OFERTA PELA DIVULGAÇÃO DESTE DOCUMENTO:
Todos os Alunos PODEM E - DEVEM - CANDIDATAR-SE/CONCORRER todos os anos à BOLSA DE ESTUDO:
"Oh ALUNOS Portugueses III" - SUBSÍDIO ESCOLAR e BOLSA DE ESTUDO , 30 Abril de 2004 em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_04.html#128423
CURIOSIDADE:
Em Portugal anda TUDO A TRABALHAR PARA O BONECO. As JUNTAS de FREGUESIA, que são / deviam ser o ELO DE LIGAÇÃO entre todas as áreas, estão UM AUTÊNTICO ATRASO DE VIDA http://jn.sapo.pt/2004/12/21/minho/juntas_minho_usam_a_internet.html .
E OS QUE MAIS SE LIXAM SÃO os cinco milhões de Emigrantes! Porquê?! Requerer uma SIMPLES CERTIDÃO VIA INTERNET. Impossível.
VIRAM VIRAM que não perdi um único segundo com os Candidatos a Presidentes da República!
José da Silva Maurício
Fechem TODAS as Universidades PÃBLICAS durante CINCO ANOS e ABRAM ESCOLAS TÃCNICO PROFISSIONAIS;
(http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt)
(mailto:mauricio_102@sapo.pt)
Comentar post