Diciopédia 2006
Anarco-Sindicalismo
A doutrina anarquista não se pode confundir com o socialismo Bakunine</a>, um dos seus maiores ideólogos, perfilhava uma linha de pensamento totalmente distinta da de Karl Marx, o mentor das doutrinas socialistas. Enquanto um defendia o individualismo radical, o outro praticava um socialismo autoritário.
Bakunine</a>, que organizara a Aliança Internacional da Democracia Socialista, separara-se definitivamente dos socialistas no Congresso de Haia, a 29 de Setembro de 1872, e organizou uma Federação, de onde partiu o Partido Anarquista, recusado pelos socialistas, sobretudo os alemães. Muitos anarquistas participaram em movimentos sindicalistas, normalmente como membros de sindicatos que seguiam programas sindicalistas. Outros, porém, envolviam-se em actividades terroristas para, segundo eles, defender a sociedade moderna.
O sindicalismo, desenvolvido em países industrializados, é uma doutrina mutualista, que pretendia fazer da associação profissional do sindicato o fundamento da organização económica, social e moral.
Em França o seus adeptos eram muito influenciados por Proudhon, mas depois do Conselho de Marselha de 1879, e do de Havre de 1889, foram-se fundando grupos de trabalho e federações, todos ligados à Confederação Geral do Trabalho. Os sindicatos apelavam à greve como forma de luta contra o patronato.
A Confederação após a revolução russa recusou ser dominada pelos bolcheviques e constituiu a parte moderada das forças sindicalistas.
© 2005 Porto Editora, Lda.
Felgueiras
Artes
Recursos História e História da Arte
Educação
Currículo nacional e programas
Língua Portuguesa Ferramentas
Conversor do Acordo Ortográfico
Dicionarios de Español, Inglés, Francés y Portugués
Dicionário Língua Portuguesa 2009
Agenda Portugal
Links úteis
Rádio
Política
Jornais
Religião
Bancos
Música
Música Popular e Tradicional Portuguesa
Redes de Metropolitano
Seguros
Identificação de Seguros [pela matricula de um carro]
Diversos